domingo, 2 de maio de 2010

Desigualdade Social e Desigualdade Cultural

A Desigualdade Social e a Desigualdade Cultural andam juntas, à medida que uma ajuda à ocorrência e a permanência da existência da outra.
De acordo com o Censo Agropecuário de 1980, realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), de cada cem brasileiros que vivem na Zona Rural, oitenta e dois não dispõem de água encanada, cinquenta e nove não têm instalações sanitárias e setenta e oito não têm luz elétrica.
Passaram-se trinta anos, mas a situação parece não estar muito diferente das estatísticas de trinta anos atrás, atualmente as condições de vida na Zona Rural brasileira continuam precárias, com a saída da maioria da mão-de-obra rural para ás grandes cidades, em busca de melhores condições de vida e emprego.
Já em se tratando da Desigualdade Cultural, teríamos vários exemplos a citar, como a prática da Xenofobia, a Extradição de Estrangeiros, praticada principalmente por países europeus, como a Espanha. E também as Desigualdades Regionais, existentes em relação à Cultura Gaúcha e a Cultura Nordestina.
A Desigualdade Cultural e a Desigualdade Social são processos de nossa evolução como homem, não podendo mais ser revertidas. Mas sim amenizadas, com uma maior tolerância, Distribuição da Renda Nacional e com uma Reforma Agrária que não fique só no papel.

Leandro de Quevedo Freitas, estudante do 2º ano do Ensino Médio, 17 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário